domingo, 4 de março de 2012

Antropologia Económica - apontamentos 1

Antropologia Económica
Prof. Paulo Granjo

Bibliografia para o ensaio
- Paulo Granjo “Trabalhamos sobre um barril de pólvora”: homens e perigosa refinaria de Sines, ICS, 2004.
- Adolfo Yanes-Casal “Entre a dádiva e a mercadoria”, ensaio de Antropologia Económica, 2005.


Conceito economia – escassez de recursos e forma de gerir os mesmos através de alternativas

As necessidades das pessoas não são estáveis
Escassez é a diferença entre as necessidades e aquilo que está disponível
Conforme vamos suprimindo as nossas necessidades, vamos querendo sempre mais e melhor. Algo que antes não se apresenta como necessidade, passa a ser necessidade.

Quanto mais forem as nossas necessidades, a escassez também aumenta, porque continuamos sempre a querer mais
Quando se fala de escassez, fala-se de produção, de consumo e distribuição

Tendo em conta que se vive numa sociedade que produz essencialmente para vender interessa saber o porquê e como se faz essa equivalência

A escassez é a principal razão para o valor das coisas

(1714-1780) Étienne de Condillac:
Teorizou acerca do valor das coisas
1776 – o valor não existe

VALOR: assenta em dois factores principais - utilidade e raridade.
Quanto mais útil e raro, maior será o valor

- O valor não está dependente do custo da sua produção, mas sim da vontade de adquirir essa coisa.
O valor das coisas transforma a escassez em algo psicológico
E.C. diz que atribuímos mais valor às coisas que maior utilidade tem e às que receamos não obter.

Adam Smith (1725-1790), funda a economia como a conhecemos
1776 - Tratado sobre a riqueza das nações




OFERTA: interessa aos produtores, se o produto estiver a vender bem, vão querer produzir mais
PROCURA: interessa aos consumidores, se o produto existir em abundância e não for vendido, o preço tem que ser mais baixo

Pressupõe-se que entre os produtores e os consumidores existe uma relação equilibrada e justa.


ADAM SMITH & DAVID RICARDO




Hegemonia das teorias marginalistas
Jevens (1835-1882) – 1871

- A oferta determina a utilidade (quanto estamos dispostos a pagar por determinado produto)

«Quanto mais trabalho, menos valor as coisas têm»

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