quinta-feira, 31 de março de 2011

Tipos de memoria a longo prazo

Dois tipos de memoria: MEMORIA DECLARATIVA & MEMORIA NAO-DECLARATIVA OU PROCEDIMENTAL



A memória procedimental 
•É um tipo de memória a longo prazo constituída por capacidades motoras, habilidades, hábitos e respostas simples (fixadas por condicionamento clássico). 
•Estas aptidões são adquiridas mediante a prática e incluem actos como comer com faca e garfo, guiar um automóvel, andar de bicicleta, a cavalo, tocar piano, escovar os dentes, etc.
•De aquisição relativamente lenta, uma vez adquiridas tornam-se comportamentos quase automáticos, executando-se com pouco esforço consciente e durando, em princípio, toda a vida.





A memória declarativa
 •É um tipo de memória a longo prazo quearmazena factos, informações gerais e episódios ou acontecimentos pessoais. 
•Os conteúdos mnésicos da memória declarativa podem ser reactualizados de forma verbal ou recorrendo a imagens, embora, dada a tendência à reconstrução do material armazenado não seja muitas vezes fiável.
•A memória declarativa subdivide-se emmemóri a episódica e memória semântica.





A memória episódica
 •É a subdivisão da memória declarativa que contém a memória dos eventos ou episódios que vivemos pessoalmente.
•É uma memória autobiográfica que armazena ou grava como se fosse um diário mental os episódios mais ou menos significativos da nossa vida.
•O termo «episódica» não significa passageira ou temporária porque, com maior ou menor fidelidadegrava os lugares onde estivemos, as pessoas que conhecemos e as nossas experiências pessoaisem geral



A memória semântica 
•É a subdivisão da memória declarativa especializada no armazenamento de conhecimentos gerais. 
•Enquanto a memória episódica é uma espécie de diário mental autobiográfico, a memória semântica é a nossa enciclopédia e dicionário mental. 
•Os factos e informações semânticos abstraem da ligação ao espaço e ao tempo, não são referidos enquanto vivências pessoais 
•Isto é, não nos lembramos exactamente onde e quando aprendemos a pronunciar certas palavras e onde e quando adquirimos dados, factos, conceitos e informações gerais

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