segunda-feira, 6 de junho de 2011

Felizmente 2

Conteúdos essenciais:
Modo dramático
Aspectos simbólicos
Paralelismo entre o passado e as condições históricas dos anos 60: denúncia da violência e da opressão
Valores da liberdade e do patriotismo



CLASSIFICAÇÃO LITERÁRIA DA OBRA
Trata-se de um drama narrativo de carácter épico. Segue a linha de Brecht e mostra o mundo e o homem em constante transformação; mostra a preocupação com o homem e o seu destino, a luta contra a miséria e a alienação e a denúncia da ausência de moral; alerta para a necessidade de uma sociedade solidária que permita a verdadeira realização do homem.
De acordo com Brecht, Sttau Monteiro proporciona uma análise crítica da sociedade, mostrando a realidade, de modo a levar os espectadores a reagir criticamente e a tomar uma posição.





Técnicas do teatro épico (brechtiano) para criar a distanciação:
Cenário: o luar, a fogueira
A interacção de múltiplas linguagens: luz, som, música, projecção de diapositivos…
A representação das personagens…
A narração de acontecimentos ocorridos no passado…
O papel activo do espectador: reflectir para agir.
A peça propõe uma reflexão sobre a dialéctica da revolução e da contra-revolução.





AS INDICAÇÕES CÉNICAS (FUNÇÕES)
AS DIDASCÁLIAS (no interior do texto)
entrada ou saída de personagens em cena
posição das personagens em cena (de pé, sentado, de costas)
movimentação cénica
Iluminação (jogo luz / sombra)
guarda-roupa
decoração / mobiliário (adereços)
pausas e tipo de discurso





AS INDICAÇÕES CÉNICAS (FUNÇÕES)
AS NOTAS À MARGEM:
explicações do autor / indicações aos actores
caracterização do tom de voz das personagens
apresentação da dimensão interior das personagens (estado de espírito)
indicações sonoras ou ausência de som
sugestão do aspecto exterior das personagens




.......



O espaço cénico
Os jogos de sombra / luz e a posição das personagens em palco contribuem para a representação do espaço físico e social.
O espaço físico
Lisboa – o macroespaço:
A Baixa (onde se situa a Regência);
O Rato (onde fica a casa do General Gomes Freire de Andrade e Matilde de Melo);
O Campo de Sant’Ana (local das execuções);
A Serra de Santo António (da qual se avista S. Julião da Barra);
Outras referências: a zona do Tejo e a Sé.
Lisboa é o espaço onde se inicia a rebelião do povo contra a opressão.





espaço social
O povo oprimido
A nobreza e o rei (o regime absolutista)
Os governadores e sua ideologia
A aliança entre Portugal e Inglaterra
Os delatores
A Maçonaria
        A injustiça e desigualdade sociais
        A opressão e falta de liberdade
O PARALELISMO HISTÓRICO-SOCIAL (SÉCULO XX)





A moeda
A renúncia à esperança através da venda da própria alma
A “traição” do povo
A traição da Igreja (a corrupção do Principal Sousa  as trinta moedas de Judas Escariote)
As cores:
VERMELHO: vida e morte; o sagrado
PRETO: luto opressivo
VERDE: esperança
A saia verde
EM VIDA: a esperança, a felicidade, o amor, a liberdade
NA MORTE: a alegria do reencontro, a tranquilidade





A fogueira:
PRESENTE: a tristeza, a escuridão, a repressão e o terror
FUTURO: a esperança, a liberdade ( Fénix Renascida)
O luar:
A NOITE: a morte, a opressão, a infelicidade
A LUZ: a vida, a liberdade, a felicidade
A LUA: a renovação (e crescimento)
“Felizmente há luar!”:
OPRESSORES: efeito dissuasor
Fogueira: purificadora da sociedade
OPRIMIDOS: efeito libertador (coragem e estímulo para a revolta contra a tirania)
Fogueira: alerta e luz que ilumina o caminho para a liberdade




...



O paralelismo histórico-metafórico:
O Século XIX = metáfora do Século XX
General Gomes Freire de Andrade e General Humberto Delgado





13
25
Sec. XIX / Séc. XX
Épocas de crise - violência do poder e ausência de liberdade.
Épocas em que aparecem manifestações reclamando o direito à justiça e à liberdade.
Épocas que anunciam o nascimento de novos tempos (liberalismo oitocentista e o 25 de Abril de 74)



A apologia dos valores: liberdade e patriotismo
•A «Apoteose trágica»:
O apelo à luta contra o regime opressivo (contra o fascismo)
Outros “hinos” à Resistência (canções revolucionárias…)
A Revolução de Abril
Os ideais: liberdade e patriotismo.














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